sábado, 9 de março de 2013

Você sabe tudo sobre a primeira vez?


A primeira vez de uma garota é um momento especial e talvez um dos mais marcantes da juventude. Por isso, é superimportante que você se informe sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas com um médico ou com um adulto em que confie antes de transar. A todateen conversou a com a sexóloga Profª Drª Iracema Teixeira e com médica ginecologista Anna Hefez de Paiva. Elas falaram o que é mito e o que é verdade envolvendo a primeira transa e ainda deram várias dicas superúteis para o momento ser TDB. Confira:

Beijar engravida? 
Não.

Existe uma idade certa para perder a virgindade?
Não. A melhor hora para iniciar a vida sexual é quando você já tem maturidade para escolher o momento e não ceder a pressões do namorado ou do grupo. É necessário se dar conta que não se perde algo, mas se acrescenta uma camada de experiência de vida. Portanto, o momento deve ser bem escolhido para não se arrepender depois.

Como eu sei se estou preparada para a primeira vez?
Você está segura do que quer? Sente-se com confiança em si mesma? É sua escolha, sem pressão de ninguém? Então pode ser o momento apropriado, desde que se previna corretamente contra doenças sexualmente transmissíveis e Aids, além da gravidez não planejada.

É possível perder a virgindade com masturbação?
Se a masturbação for só clitoriana não.

É possível perder a virgindade usando absorvente interno?
Depende do tamanho do absorvente e da maneira que coloca. É preciso aprender a colocar para não romper o hímen.

E com sexo oral?
Não perde.

Vou sentir dor na primeira vez?
A dor, em geral, aparece quando está pouco excitada, e isso é sinal de pouca lubrificação; sem lubrificação a penetração fica difícil e dolorida, portanto, é preciso estar relaxada e segura do que quer.

É possível engravidar na primeira vez?
É possível SIM. Você pode engravidar quando não usar proteção por isso é necessário sempre usar o preservativo!

É verdade que depois que a meninas começa a transar ela engorda?
Não, isso é mito.

É comum sangrar na primeira vez?
É o mais comum, mas às vezes não sangra.

Posso tomar a pílula anticoncepcional sendo virgem?
Pode sim. Às vezes tomar pílula anticoncepcional é um tratamento.

O hímen é rompido necessariamente na primeira vez?
O hímen é a pequena pele que fica na entrada da vagina quando a menina é virgem e nem sempre ele se rompe na primeira vez.

Meu namorado diz que não tem problema transar sem preservativo na primeira vez. É verdade?
Não é verdade. Sempre existem problemas, por isso recomenda-se o uso do preservativo sempre, inclusive na primeira vez.

Quais os métodos anticoncepcionais mais indicados para as adolescentes?
Em primeiro lugar o uso do preservativo e a pílula anticoncepcional. Mas vale lembrar que o preservativo deve ser usado em conjunto para proteger das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Quero transar, mas tenho vergonha. Como me sentir mais confortável?
Toda a primeira vez é uma situação embaraçosa. Fantasias decorrentes da falta de experiência mais a ansiedade do novo levam a experiências pouco confortáveis. O melhor caminho é manter-se relaxada e confiar no garoto – isso precisa ser conversado e combinado antes, você deve dizer a ele como está se sentindo. Um lubrificante a base de água vai ajudar e muita, mais muita paciência e muito carinho. E não se esqueça do preservativo!

Devo contar para minha mãe sobre a primeira vez?
É sempre bom manter um diálogo franco com sua mãe. Mas se vocês têm uma relação um pouco difícil, procure alguém mais velha que possa orientar e compartilhar com você a experiência de vida – uma irmã mais velha, uma tia ou mãe de alguma amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário