sexta-feira, 8 de março de 2013

Namorar é TDB… Mas, de maneira saudável! Assim como em outros aspectos da vida, a partir do momento em que você deixa de fazer coisas que gosta para namorar é porque algo está errado! É claro que todo namoro precisa de dedicação, mas os amigos, a família e até a escola também precisam! Se você está passando por isso ou tem alguma amiga que está nessa situação, veja o que fazer para que o namoro não se torne um vício! Foto: Thinkstock/Getty Images Sinais de que tem algo errado Responda as seguintes questões com SIM ou NÃO: - Você parou de sair com as suas amigas depois que começou a namorar? - Passa mais tempo no quarto do que na sala? -Fica mais de duas horas seguidas no telefone falando com o namorado? - Está mais quieta na escola? - Conversa menos com a sua família? Se você respondeu a SIM em pelo menos duas alternativas, fique atenta: você pode estar criando um mundinho só seu, onde só há espaço para o gato! “Uma coisa é sair menos, outra coisa é não sair. Quando o namoro atrapalha outros aspectos da vida é porque não é saudável. E vale lembrar que o namoro é uma parte da vida e não a vida toda”, explica a psicóloga Cecília Zylberstajn. Por que isso acontece? No começo é normal esse encantamento pelo namorado, o mundo fica mais colorido, mais bonito. De acordo com a psicóloga, ainda existe um resquício machista na sociedade que prega: “dê tudo ao seu namorado”. “É uma questão cultural. Além disso, muitas garotas sofrem de baixa auto-estima, o que as leva a ficar só com o namorado por medo de perdê-lo”. O que fazer… Se sua amiga está passando por isso e se afastou de todos… Converse com ela numa boa. Vá com calma: “pode ser que a garota interprete a sua tentativa de ajudá-la como inveja”, ressalta a psicóloga. Por isso, tente mostrar o quanto ela mudou, assim a hora que ela perceber isso, será mais fácil de realmente mudar. “Forçar a barra” só vai piorar a situação… Se você está passando por isso e se afastou de todos… Pense bastante e reveja o conceito de amor, relacionamento e romance! De que adianta ganhar um namorado e perder todo o resto? “O relacionamento deve fazer o casal feliz, as pessoas namoram porque gostam de estar uma com a outra. Já quando a garota ou o garoto estão namorando por medo de perder um ao outro, é por insegurança e isso não é saudável”, finaliza Cecília.


Com certeza, seu namorado já teve alguém antes de te conhecer. Normal. O duro é quando ela insiste em assombrar a vida de vocês. Veja como espantar essa chatíssima criatura. Para sempre!
casal-disputa
Foto: Thinckstock/GettyImages

Como lidar com a situação
Como o nome diz, ex-namorada é passado. O problema é quando ela insiste em atrapalhar o presente. Telefona, deixa mensagens nas redes sociais, força uma reaproximação. Mas calma. Não se desespere e muito menos bata de frente com o recém-namorado. Nessa hora, brigas só vão afastá-lo de você. Quem tem de ficar bem longe é a dita cuja. Saiba também que sentir-se insegura com essa situação é normal. Afinal, vocês ainda estão construindo o relacionamento e uma história juntos.
Só tome cuidado para não virar a chata de plantão. “Se ficar remoendo o assunto, é você quem trará a ex para o presente. Mantenha o foco na relação atual e partilhe os bons momentos”, alerta a psicanalista Dora Gurfinkel. E 
avisa: “Não revide as baixarias, é vexame na certa, além do risco de se rebaixar ao mesmo nível da outra. A indiferença é a melhor resposta nessas ocasiões”.

Pôr tudo em pratos limpos
Mas para não sofrer sozinha e não ter pesadelos com o seu amado aos beijos com a outra,uma boa saída é apostar no diálogo. “É fundamental falar de seus sentimentos e que está desconfortável com as investidas da antiga namorada.
E procure saber, afinal, o que ela representa na vida dele. Além disso, vale a pena pedir ao parceiro para se colocar no seu lugar. Aposto que ele não gostaria de estar na mesma situação”, afirma o terapeuta Eduardo Lambert, autor de Terapia do Prazer (Editora Abrather).
Já o rapaz, pivô da história, não pode ficar de braços cruzados. Em primeiro lugar, ele devedeixar claro para a antiga namorada que está envolvido em um relacionamento, eliminando assim qualquer tipo de esperança.
Quando um homem não consegue dar fim à perseguição da ex, está de certa maneira incentivando tal comportamento. Nesse momento, ele deve deixar de lado a vaidade – que homem não gosta de ter duas gatas apaixonadas por ele? – e optar pela ética e pelo bom caráter.
Se o casal souber administrar de forma saudável uma situação estressante como esta, pode ser um bom sinal de que a relação tem um futuro promissor. A ex? Vai ficar definitivamente no lugar dela. No passado.

Táticas de sobrevivência
• Se esbarrar com ela, tente agir naturalmente. Não precisa esbanjar sorrisos, 
claro, mas cumprimente educadamente. Senão, ela vai achar que está arrasando.
• Se a ex também te persegue, deixando recado nas redes sociais ou mesmo pelo celular, respire fundo e ignore. Ela quer justamente tirar você do sério.
• Conforme-se com o inevitável. Seu namorado não pode deixar de cumprimentar ou conversar com a ex se eles moram perto ou no mesmo prédio, por exemplo.
• Não adianta brigar toda vez que ela liga ou manda SMS para o seu gato. Tente agir naturalmente. É melhor ele falar com a garota na sua frente.
• A ex era a nora perfeita para a sua sogra? Vai ser preciso uma dose extra de paciência. Seja educada e gentil, que aos poucos a sogrinha vai te conhecer melhor.
• Você morre de ciúmes toda vez que ouve falar da falecida? Não perca seu tempo, lembre-se de que ela é ex justamente porque a relação deu errado.
• Se eles são amigos, tente lidar com a situação de forma madura. E experimente se colocar no lugar dela. Afinal poderia acontecer com você.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário